Itens filtrados por data: Quarta, 08 Janeiro 2020

Crédito e chuva. A combinação desses dois fatores, à primeira vista sem correlação, tem alimentado as perspectivas de crescimento da economia em 2020. O agronegócio e o comércio, segundo especialistas, tendem a ser os motores da expansão do Produto Interno Bruno (PIB) neste ano, projetado para avançar entre 2% e 2,5%, segundo o boletim Focus.

Publicado em Agronegócios

Responsável por abrigar, em seu território, uma das maiores biodiversidades existentes no planeta, o Brasil está elaborando a Política Nacional de Recursos Genéticos para a Alimentação e Agricultura (PNRGAA). Para isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsável pelo trabalho, colocou em consulta pública uma proposta de texto para a colaboração da sociedade civil.

Essa política tem como objetivo a conservação e o uso sustentável dos recursos genéticos utilizados para alimentação e agricultura, sejam eles nativos ou exóticos. De acordo com a Portaria nº 1 da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI), publicada nesta terça-feira (7), durante 60 dias, poderão ser enviadas sugestões ao texto do anteprojeto em discussão.

Publicado em Economia

Tem sido cogitada a volta da taxação das exportações do agronegócio. No entanto, estudos realizados por pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostram que as exportações do agronegócio já vêm sendo taxadas fortemente. Trata-se da taxação cambial.

Publicado em Agronegócios

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), está com inscrições abertas até 20 de janeiro para uma bolsa de pós-doutorado em Processos Térmicos de Alimentos, com duração é de 24 meses e valor mensal de R$ 7.174,80 -- isento de imposto de renda, sendo feita reserva técnica anual de 15% para despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Publicado em Gerais

A  agricultura vertical pode ser a solução para aumentar a produtividade, ao ponto em que ajuda a combater a questão da porcentagem decrescente de terras aráveis, que é um dos maiores desafios enfrentados pela agricultura em todo o mundo. A agricultura vertical é a prática de cultivar culturas em camadas empilhadas verticalmente em um ambiente controlado, onde um ambiente natural é modificado para aumentar o rendimento da colheita.

Publicado em Agricultura

A taxa de lotação é a relação entre o número de unidades animais (UA) e a área ocupada pelos animais durante um período de tempo. Esse índice auxilia na definição do manejo e no estabelecimento da demanda por alimentos, visando ao bom aproveitamento das pastagens por ruminantes.

Publicado em Gerais

A samambaia (Pteridum Aquilinum) é uma planta encontrada em áreas com maior altitude, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. A ocorrência de solos pobres em fósforo e arenosos favorece seu desenvolvimento. Além disso, a prática das queimadas favorece a brotação e contribui para sua proliferação. Além de ingerida diretamente no pasto, a samambaia pode estar presente em fenos contaminados e na cama dos animais estabulados, sendo que a planta, mantém seus princípios tóxicos, verde ou seca.

Publicado em Gerais

Segundo relatório mensal, a Organização Internacional do Café (OIC) elevou sua projeção de déficit global de café na temporada 2019/2020: de 502 mil para 626 mil sacas de 60 kg.

Publicado em Agronegócios

A primeira estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a safra de 2020 é de 56,4 milhões de sacas de 60 kg, representando um aumento de 12,9% em relação à última safra. Os números de produção do arábica estão em 42,2 milhões de sacas de 60 kg, com crescimento de 22,1% também em relação ao mesmo período anterior.

Publicado em Safras

A IBM, em parceria com a Farmer Connect, anunciou um novo aplicativo que utiliza tecnologia blockchain para rastrear a produção de café e conectar consumidores e agricultores que cultivam e vendem os grãos. Chamado de Thank My Farmer, a novidade permite que os coffee lovers rastreiem os grãos até o cafeicultor original, aprenda mais sobre o café e apoie o agricultor que o produziu. A ideia é trazer rastreabilidade, eficiência, justiça e comunicação em toda a cadeia cafeeira.

Publicado em Tecnologia
Página 1 de 2
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários
Ad Right

Calendário

« Janeiro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31