Itens filtrados por data: Domingo, 08 Dezembro 2019

Depois de uma nova queda em novembro, a estimativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) de que as vendas de máquinas agrícolas no País atingiriam 46.000 unidades, não deverá ser alcançada. É o que disse hoje o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, que atribuiu o desempenho inferior ao previsto às dificuldades na oferta de crédito neste ano.

Publicado em Máquinas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assinou nesta quarta-feira (4/12) o contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa de Modernização e Fortalecimento da Defesa Agropecuária (ProDefesa). A assinatura ocorreu durante cerimônia para celebrar os 60 anos do banco.

Publicado em Economia
Segunda, 09 Dezembro 2019 15:00

O que vai mover o agro em 2020?

O ano de 2019 começou com incertezas no agronegócio. O Brasil estava começando novos governos federal, estadual e com grande renovação na Câmara e no Senado, além de seguir lutando contra a crise econômica. O setor que responde por 25% do PIB nacional viu uma safra recorde de soja e algodão de um lado e produtores de arroz e leite em crise do outro.

Publicado em Agronegócios

A Câmara de Comércio Brasil-China e Macau realizou na sede da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) um curso sobre manejo florestal, destinado a técnicos, pesquisadores e engenheiros do setor.

Publicado em Eventos

Após recurso da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da União, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) derrubou a liminar da 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Fortaleza (CE) que havia suspendido, na semana passada, o uso de 63 defensivos autorizados pelo Ministério da Agricultura neste ano.

Publicado em Meio Ambiente

Os pesquisadores Bernardo Halfeld Vieira, Daniel Terao e Kátia Nechet, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Ambiente, encontraram uma levedura que inibe o Botryosphaeria dothidea, importante fungo responsável pela podridão peduncular da manga. O microrganismo não é controlado pelos métodos convencionais de aplicação de químicos ou tratamento térmico pós-colheita.

Publicado em Gerais

Uma raça de inseto capaz de ser naturalmente mais resistente a uma série de inseticidas usados na agricultura acaba de ser identificada, pela primeira vez, em terras mato-grossenses. A mosca branca (Bemisia tabaci) do biótipo Q foi localizada em uma floricultura da cidade de Sinop (MT).

Publicado em Gerais
Segunda, 09 Dezembro 2019 14:19

Pior inimiga na mira

O sistema de Alerta Fitossanitário do Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura, que monitora a presença de psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor de HLB (huanglongbing/greening), a pior doença que afeta os pomares de laranja, passou a cobrir 61,9% do parque citrícola que engloba municípios de São Paulo e Minas Gerais, principal área produtora de citros do país, após a inclusão de mais duas regiões: Franca e Novo Horizonte, no início deste ano.

Publicado em Tecnologia
Segunda, 09 Dezembro 2019 14:15

Estudantes ingressam no Agro 4.0

Liderados pelo chefe geral do centro de pesquisas localizado na cidade de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais, pesquisadores e colaboradores, com apoio da iniciativa privada, rodaram pelo Brasil, de norte a sul, de leste a oeste, motivando professores e estudantes universitários a aceitarem o desafio de fazerem uma imersão no mundo da produção de leite, e encontrarem soluções criativas para os muitos problemas que limitam o desenvolvimento, tanto em qualidade, como em quantidade, da cadeia produtiva do leite.

Publicado em Gerais

Você já deve ter ouvido falar que a propriedade agrícola é uma “fábrica a céu aberto”, conceito que é utilizado, tanto na área técnica como científica, para representar a incerteza quanto aos fatores climáticos e biológicos da atividade rural. Ou seja, diferente de uma fábrica convencional, não há garantia de que um conjunto de insumos vai gerar um produto com as características esperadas. Outra fonte de incerteza com a qual o produtor rural se defronta é variabilidade de preços de produtos e insumos. Nos mercados de ambos, ademais, o produtor rural é um tomador de preços, prevalecendo substancial diferença em termos de poder de mercado entre ele (produtor, que apenas aceita os preços que lhe são propostos) e os agentes (em geral, pouco numerosos e comercialmente grandes) com quem faz negócios, sejam eles vendedores de insumo ou compradores de produtos agropecuários.  A incerteza se agrava ainda mais porque as tomadas de decisões sobre cultivos e sistemas produtivos – e, portanto, sobre custos – em um ano-safra antecedem significativamente o momento em que a produção estará disponível para comercialização. Entre esses dois momentos, as condições de mercado podem se alterar substancialmente.

Publicado em Agronegócios
Página 1 de 2
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários
Ad Right

Calendário

« Dezembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31