Itens filtrados por data: Sexta, 12 Abril 2019

Um grupo de bactérias possui grande potencial para auxiliar plantas a sofrer menos os efeitos da escassez de água. Por meio de um trabalho inédito para agricultura tropical, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (SP) descobriram que esses microrganismos conseguem reduzir os efeitos do estresse hídrico em soja, milho e trigo, além de propiciar maior crescimento dessas espécies vegetais.

Publicado em Tecnologia

Novilhas da raça GIR que tiveram maior produção e melhor qualidade de leite durante 2018 foram premiadas na Terceira Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto de Zebu Leiteiro, finalizada na sexta-feira (5 de abril). A novilha do produtor Altevir Leal Filho, Chorona ALDF 108, foi a vencedora, com uma produção de 3.908 quilos de leite em 305 dias, quase quatro vezes mais do que a última colocada. Os segundos e terceiros lugares ficaram com as novilhas GZ Dourada, de Marcelo de Toledo, e Baliza, de Hamilton Nunes, respectivamente.

Essa é a única prova de leite a pasto de todo o Brasil. O objetivo é identificar animais geneticamente superiores para produção de leite. Segundo Toledo, pecuarista e presidente da Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), é de grande importância para o setor ter parâmetros de produção em condições naturais, já que esse é o método mais usado no País. As outras avaliações que existem no Brasil são feitas em condições de produção em confinamento e com uso de fármacos, o que torna os custos muito elevados, não se adequando à realidade do setor.

Além da alta produtividade, foram considerados atributos, como idade do primeiro parto, intervalo entre partos, persistência da lactação e parâmetros de composição e qualidade do leite, como quantidade de gordura, proteína, lactose e células somáticas.

Para o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Claudio Karia, a prova pode trazer subsídios importantes para o Brasil alcançar uma produção com bases mais sustentáveis, além de outros benefícios para o setor: “Os resultados obtidos nesta prova podem contribuir com o melhoramento e seleção da raça GIR com aptidão leiteira por indicarem aos produtores os animais que podem ser usados na reprodução e, consequentemente, na melhoria do rebanho”.

Publicado em Gerais

A minhocultura é um processo de reciclagem de resíduos orgânicos (restos de alimentos, folhas, esterco, etc) por meio da criação de minhocas com o intuito de produzir o húmus, um excelente adubo para a atividade agrícola. Pensando em difundir essa tecnologia, que ajuda a diminuir o lixo orgânico nas cidades e no campo, a Embrapa Roraima (Boa Vista, RR) montou, em sua vitrine tecnológica, um minhocário.

Publicado em Gerais

Produtores interessados em produzir sementes de grão-de-bico já podem preparar a documentação para participar da oferta de sementes para produção das cultivares de grão-de-bico Cícero, BRS Aleppo, BRS Cristalino e BRS Toro. De acordo com o Comunicado de Oferta nº 06/2019, da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Embrapa, as inscrições vão até o dia 26 de abril de 2019.

Publicado em Agricultura

A Embrapa, como empresa pública, entende que a oferta do feijão transgênico RMD é uma opção para o controle efetivo do mosaico dourado, principal doença que afeta a cultura, com maior impacto econômico para o produtor e para toda a cadeia de feijão.

Publicado em Gerais

Confira como fica o tempo neste sábado e domingo em todas as regiões do país

Publicado em Meio Ambiente

Ação apontou ocorrência de crime ambiental na Fazenda Juliana , da propriedade do agricultor Nilson Muller

Publicado em Gerais

Os principais alvos são lagartas, mosca branca, bicudo e ferrugem asiática

Publicado em Gerais
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários

Calendário

« Abril 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30