Itens filtrados por data: Segunda, 28 Outubro 2019

Avaliar a utilização de agrotóxicos e sua compatibilidade com agentes de controle biológico (parasitoides) contra a traça-do-tomateiro é o principal objetivo dos experimentos que vêm sendo conduzidos desde 2018 na Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), com resultados que têm permitido confirmar a eficácia dos métodos utilizados. “Em função do que tem sido observado até agora, as respostas têm sido bem promissoras”, assinala o pesquisador Alexandre Moura, responsável pelos ensaios.

Publicado em Meio Ambiente

A edição nº 28 da Hortaliças em Revista já está disponível para download no portal da Embrapa Hortaliças. A edição, referente ao 2º quadrimestre de 2019, traz como matéria de capa o papel que os Bancos Ativos de Germoplasma (BAG) desempenha nas pesquisas de melhoramento genético de hortaliças. O texto compara, por exemplo, o BAG a uma biblioteca “que guarda em seu acervo coleções que mantêm viva a história, a cultura, os hábitos e os costumes dos povos, ou até mesmo a um cofre, onde as pessoas mantêm os seus bens mais preciosos”. 

Publicado em Gerais

Em 2017, havia 15,1 milhões de pessoas ocupadas nos estabelecimentos agropecuários. Isso representou uma queda de 1,5 milhões de pessoas em relação ao Censo Agro anterior, realizado em 2006. Nos estabelecimentos da Agricultura Familiar, a população ocupada se reduziu em 2,166 milhões de pessoas, enquanto nos estabelecimentos não caracterizados dessa forma, deu-se o oposto: um aumento de 702,9 mil trabalhadores.

Publicado em Agronegócios

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) desenvolve pesquisa para utilizar fungos da espécie Trichoderma como bioestimuladores de crescimento de plantas. A espécie também é eficaz no cultivo de diferentes culturas agrícolas para aumentar a resistência contra doenças e pragas.

Publicado em Agronegócios

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou hoje (25) um acordo de colaboração internacional com a National Natural Science Foundation of China (NSFC). Esta é a primeira parceria acadêmica com a China. O convênio com a agência de fomento à pesquisa e inovação chinesa foi celebrado durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao país. A parceria também vai beneficiar o programa Future-se, segundo a Capes.

Publicado em Economia

A regulamentação da Lei 10.438/02, que estabelece descontos especiais nas tarifas de energia elétrica para uso em irrigação, foi feita em 2017 por meio de resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com o objetivo de evitar fraudes, mas tem dificultado o acesso dos produtores rurais aos benefícios.

Publicado em Gerais

O mercado do etanol de milho no Brasil vem crescendo nos últimos anos e deve seguir neste ritmo de expansão, segundo a visão da Unem (União Nacional do Etanol de Milho). Os dados da entidade dão conta de que a produção deste tipo de bicombustível em Mato Grosso aumentou 66% no último ano e hoje já corresponde à 1.4 bilhão de litros no país.

Publicado em Economia

A ministra da Agricultura Tereza Cristina se reuniu nesta terça-feira (22/10), em Pequim, com o presidente da Cofco, Jun Lyu. No encontro, o executivo chinês informou que o grupo, maior processador de alimentos da China, pretende investir em quatro usinas de açúcar no Brasil.

Publicado em Economia

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanhou na sexta (25) a divulgação do Censo Agropecuário 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Curitiba (PR). Para a entidade, o censo é fundamental para a definição de políticas públicas para o setor.

Publicado em Gerais

 A missão técnica do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov) à China foi encerrada na sexta (25), durante o Seminário Empresarial Brasil-China, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Pequim.

Publicado em Gerais
Página 1 de 2
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários
Ad Right

Calendário

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31