Itens filtrados por data: Segunda, 27 Maio 2019

Engenheiro agrônomo faz questionamento quanto ao uso constante de uma mesma tecnologia, o que leva ao surgimento de problemas

Concluída a colheita da safra de soja 2018/2019, inicia-se a programação para a próxima. Além das providências normais, julgo ser necessária uma reflexão.

Em breve retrospecto, a cultura da soja no Brasil já passou por muitas transformações. Saímos do plantio convencional, com arações e gradagens, e adotamos o plantio direto. Uma mudança realmente significativa no tocante à proteção do solo e à redução de operações. Haja vista que o preço elevado do óleo diesel atualmente inviabilizaria tais operações.

Publicado em Gerais

O monitoramento de pragas e doenças durante o manejo da cultura do pimentão é capaz de reduzir em torno de 30% a aplicação de produtos químicos na lavoura. A constatação é do entomologista Jorge Anderson Guimarães, responsável pelas pesquisas relacionadas à produção integrada na Embrapa Hortaliças (DF). A prática é um dos procedimentos recomendados pela produção integrada do pimentão (PIP) (veja quadro abaixo) e proporcionou a economia ao ser associada a outras medidas como o controle biológico de pragas.

Publicado em Economia

“Qualidade e saúde: do plantio ao prato” é o tema da 15ª edição da campanha “Produto Orgânico – Melhor para a Vida”, que começou no domingo (26) em todo o país. Um dos principais objetivos da campanha deste ano é informar ao consumidor como reconhecer os alimentos orgânicos nos locais de comercialização e ampliar a relação de confiança com os produtores rurais.

O lançamento oficial ocorrerá na segunda-feira (27), às 14h30, com a realização de um café orgânico com a ministra Tereza Cristina e outras autoridades. O evento será realizado no auditório Olacyr de Moraes, no edifício sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Serão servidos alimentos produzidos por agricultores familiares e produtores de orgânicos do Distrito Federal. Também haverá uma feira de produtos orgânicos para os convidados e servidores.

Realizada desde 2005 em todas as regiões do país, a campanha é marcada por diversas atividades, como feiras, seminários, exposições, degustação de produtos, panfletagem, rodas de conversa, trocas de sementes, eventos culturais, educativos e visitas de campo sobre qualidade de vida, sustentabilidade e agrobiodiversidade.

Ao longo da campanha, serão repassadas nas redes sociais e em diferentes atividades presenciais informações sobre os cuidados, direitos e obrigações que os produtores, consumidores, processadores e comerciantes devem ter para garantir que, ao comprar ou consumir produtos orgânicos em feiras, lojas, hotéis e restaurantes as pessoas estejam, de fato, levando e consumindo produtos verdadeiramente orgânicos.

Além de estimular o consumidor a participar como agente no controle da qualidade, a mobilização deste ano visa estimular gestores municipais e estaduais a ampliarem a compra de alimentos da agricultura familiar e orgânicos para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A mobilização visa promover o produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que viabilizam a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos da cadeia produtiva.

A campanha inicia na última semana de maio de 2019 e se estende até maio de 2020, com eventos e atividades em praticamente todas as unidades da federação. Alguns estados já deram a largada na campanha e outros vão começar no sábado (25). Confira a programação do seu estado na página do Ministério da Agricultura.

Serviço:
Lançamento da 15ª edição da campanha “Produto Orgânico – Melhor para a Vida”
Horário: 14h30
Local: Auditório Olacyr de Moraes, edifício sede do Ministério da Agricultura, Brasília

Fonte: MAPA

Publicado em Gerais

Com a colheita acontecendo em grande parte das regiões produtoras brasileiras, é bom se atentar às mudanças climáticas, uma vez que o calor excessivo ou as chuvas em grande quantidade podem atrapalhar este processo importante.

Publicado em Gerais

Estabelecimento curitibano conquistou o paladar de consumidores locais e já 'exporta' produto para outros Estados

Publicado em Gerais

O esgotamento dos recursos é resultado de uma grande demanda na temporada que termina em 30 de junho

Publicado em Economia

Na média dos postos pesquisados no Brasil, a paridade é de 64,75% entre os preços médios de etanol e gasolina, também favorável ao biocombustível

Publicado em Economia

O objetivo é coordenar todas as iniciativas de inovação para agricultura, diz o diretor do Departamento de Apoio à Inovação para a Agropecuária

Publicado em Gerais

Prazo é até sexta-feira (31.05)

Publicado em Gerais

Setor agropecuário lidera a criação de empregos no mês de abril em Goiás

Publicado em Gerais
Página 1 de 2
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários
Ad Right

Calendário

« Maio 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31