Itens filtrados por data: Segunda, 30 Setembro 2019

Rastreabilidade é o conjunto de procedimentos que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva, mediante elementos informativos e documentais registrados, ou seja, identificar qual é o produto, de onde ele veio e para onde ele vai. Em tempos de “fake news” sobre a procedência de produtos diversos, a rastreabilidade é uma ferramenta que contribui para verificar a informações seguras sobre um determinado produto.

Publicado em Tecnologia

Um batatal perto da fronteira da Holanda com a Bélgica, o agricultor Jacob van den Borne está sentado na cabina de uma ceifeira-debulhadora, diante de um painel de instrumentos digno de uma nave espacial. A três metros acima do solo, ele controla dois veículos não tripulados que fornecem dados pormenorizados sobre a composição química do solo, o teor de água, nutrientes e crescimento, medindo a evolução de cada planta. Os valores de produção de Jacob van den Borne atestam a capacidade desta “agricultura de precisão”. O rendimento médio das batatas por hectare, a nível mundial, é de cerca de vinte toneladas. Os campos de Van den Borne produzem fiavelmente mais de 47.

Publicado em Gerais

As chuvas escassas podem atrasar um pouco o início do plantio da soja no Centro-Oeste do País. O Boletim de Monitoramento Agrícola de setembro, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revelou que as precipitações na Região Central do Brasil impossibilitaram o início do plantio do grão logo após o vazio sanitário terminar.

Publicado em Safras

No último dia de sua viagem ao Oriente Médio, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, apresentou, nos Emirados Árabes, oportunidades de investimentos na infraestrutura para solucionar gargalos enfrentados pelo agronegócio. Durante reuniões em Abu Dhabi, foram detalhados empreendimentos previstos no Programa de Parcerias de Investimento (PPI).

Publicado em Gerais

Dezenove empresas, incluindo grandes multinacionais, que compartilham interesses estratégicos no setor de sustentabilidade na produção de alimentos, se uniram ao Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) a fim de promover mudanças no sistema de produção global.

Publicado em Economia

A maior feira de alimentos e bebidas do mundo, a Anuga, na Alemanha, em sua centésima edição, receberá 114 empresas brasileiras, de 5 a 9 de outubro, em Colônia. Dessas, 41 integram projetos de promoção internacional realizados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abies – 19 empresas) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA – 22 empresas).

Publicado em Feiras

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou, nesta sexta-feira, que 6.237.897 suínos já foram abatidos em países asiáticos por causa da contaminação da Peste Suína Africana (ASF, na sigla em inglês). O número representa um aumento de 317.170 animais em relação ao levantamento anterior da organização, de 20 de setembro. Os dados da FAO foram atualizados até ontem (26/9). Segundo a organização, o balanço da entidade compila informações extraídas dos órgãos federais dos países.

Publicado em Agronegócios

Reconhecido nacionalmente como celeiro produtivo, o oeste da Bahia vai ganhar o primeiro polo de irrigação do Nordeste. A exemplo do Rio Grande do Sul e Goiás, a implantação, na Bahia, faz parte da política nacional de irrigação, traçada pelo governo federal. O tema foi amplamente discutido em evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Barreiras. A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) sediou o debate, que reuniu, durante dois dias, produtores rurais, representantes da sociedade civil e equipes técnicas de órgãos ambientais das esferas municipal, estadual e federal.

Publicado em Agronegócios
Terça, 01 Outubro 2019 16:13

SOJA: Plante tudo o que puder

Na avaliação do analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Pacheco, não há dúvida para a próxima safra: “Nossa recomendação é: plante tudo o que puder”. O especialista afirma que, nesse momento em que o produtor define se aumenta ou não a área plantada de soja, as perspectivas são as melhores possíveis em função da necessidade de compra da China.

Publicado em Safras

Os programas de segurança para agroquímicos, que são bem-sucedidos no Brasil, foram considerados como exemplo e estão ancorando um encontro internacional realizado no Chile. Nesse cenário, três projetos que são resultantes de parcerias entre a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e o setor privado, transferem resultados relevantes à segurança do trabalho rural e à eficácia agronômica de defensivos agrícolas.

Publicado em Meio Ambiente
Página 1 de 2
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários
Ad Right

Calendário

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31