Itens filtrados por data: Domingo, 17 Fevereiro 2019
Segunda, 18 Fevereiro 2019 15:15

O USO DE TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

É necessária uma reflexão entre todos aqueles seriamente preocupados com o desenvolvimento sustentável brasileiro e mundial. A população do planeta chegará a 9 bilhões de pessoas em 2050. Alimentar essas pessoas com carne, fibras e verduras exigirá o aumento da produção e qualidade agrícola em níveis muito superiores aos que assistimos hoje. Além disso, o aumento de produção enfrentará os desafios de um clima cada vez mais instável e a limitação da expansão das áreas plantadas.

Publicado em Tecnologia
Segunda, 18 Fevereiro 2019 15:13

Clima e biodiversidade na equação do futuro

por Maurício Antônio Lopes/ Presidente da Embrapa2

A Ciência nos diz que 13.5 bilhões de anos atrás o fenômeno do Big Bang trouxe à existência o que hoje chamamos de matéria, energia, tempo e espaço. Do hidrogênio surgiram os átomos e, deles, as moléculas, as quais se combinaram em estruturas de crescente complexidade, que chamamos de organismos, dentre eles a nossa espécie – Homo sapiens. Na trajetória fascinante do nosso planeta, a física estruturou a química, que organizou a biologia – e, juntas, sintetizaram intrincadas estruturas e arranjos que, há 70 mil anos atrás, deram origem à civilização humana. O surgimento da linguagem permitiu que pequenos grupos de caçadores e coletores, nômades, se integrassem em grandes grupos e mudassem para um estilo de vida sedentário, baseado em aldeias, vilas e cidades.

Publicado em Meio Ambiente

O agronegócio se movimenta para reverter o fim do subsídio de R$ 3,4 bilhões por ano dado ao setor em descontos nas contas de luz. O fim do benefício, cujo impacto é rateado nas contas de eletricidade de todos os consumidores do país, foi um dos últimos atos do governo anterior. Mas o setor tem atuado no Executivo e no Congresso para retomar o subsídio, que garante um desconto nas tarifas que varia de 10% a 30%.

Publicado em Agronegócios

Os dois primeiros anos do governo de Donald Trump incluíram uma “enxurrada” de políticas e ações que afetaram a indústria agrícola norte-americana, segundo John Stewart, gerente de assuntos governamentais para a American Feed Industry Association (AFIA). Ele disse ainda que o surgimento de uma nova lei agrícola, da renegociação acordos comerciais e o aumento a tensão com a China sobre as tarifas acabaram tendo efeitos no setor.

Publicado em Gerais

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, vai percorrer quatro estados do Nordeste (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba), a partir desta quinta-feira (14), para conhecer de perto projetos que têm apoio do ministério na região, de produção de frutas, flores, camarões e pescado, além da caprinocultura e da produção de aves e ovos. Ela também vai obter informações sobre a questão fundiária na região.

Publicado em Economia

A expansão da área com soja em São Paulo fez com que a cultura seja a principal no plantio da safra 2017/2018 no estado. Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a área com a oleaginosa alcançou 958,5 mil hectares, superando a lavoura de milho primeira e segunda safra, que totalizaram 904,4 mil hectares.

Publicado em Agronegócios

A medida provisória 871 que trata do programa de revisão de benefícios deve atingir os segurados especiais ligados à agricultura. Antes, para conseguir a aposentadoria, o agricultor ou trabalhador rural precisava apenas de um atestado do sindicato, mas agora as regras vão ficar mais duras.

Como esse segurado vai ter que comprovar agora que é ligado à atividade rural? O analista jurídico Ricardo Alfonsin comenta o assunto. (Click aqui para assistir)

por Canal Rural

Publicado em Economia

Valdecir Fernandes construiu a primeira estufa há seis anos em Itápolis (SP). Tudo começou depois que ele abandonou o cultivo da laranja. Hoje, o produtor tem cinco estruturas para produzir pimentões e tomates. A opção é por variedades que possam ser mais rentáveis.

Ele tomou vários cuidados na hora de investir. O primeiro foi escolher um terreno plano e voltado para o Sol para ter uma boa luminosidade.

Publicado em Agricultura
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários
Ad Right

Calendário

« Fevereiro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28