WEBmaster

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) afirmou nesta quarta-feira que o movimento de declarações de força maior por distribuidoras de combustíveis e energia elétrica, devido à queda da demanda em função das medidas para combater o Coronavírus, pode “destruir” as usinas produtoras de etanol e geradoras de bioenergia.

A exportação de soja do Brasil em março pode atingir recorde histórico para todos os meses, caso se confirmem os volumes de embarques previstos para o período entre os dias 29 e 31. A informação é da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Com o surgimento da pandemia do novo Coronavírus, algumas cadeias do agro no Brasil estão sendo mais atingidas pelo impacto do Covid-19. Os setores sucroenergético, de produção de flores e algodão, e hortícola (incluindo produtos orgânicos) são os primeiros mais afetados, segundo informação do diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Marcos Fava Neves.

Diante do surgimento da pandemia do novo Coronavírus e das consequentes restrições impostas à população em geral, com reflexos na economia, a cadeia agroindustrial do leite também deverá enfrentar alguns desafios. É o que afirma o engenheiro agrônomo e diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Alberto Figueiredo.

Para evitar entraves no comércio internacional e contornar o problema de compras de alimentos motivadas pelo medo da escassez, dirigentes da Organização Mundial do Comércio (OMC), da agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgaram um comunicado orientando os países sobre os procedimentos a serem adotados durante a pandemia do Coronavírus. Com isso, tentam impedir que setores como o de exportações e de segurança alimentar sejam gravemente afetados.

O vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Hélio Sirimarco, disse que o primeiro grande problema enfrentado pelo agronegócio em meio à crise do Coronavírus está no setor de transportes, “que é preocupante”. Segundo ele, as recentes decisões anunciadas por governadores e prefeitos de bloquear estradas e de impedir o tráfego de caminhões têm prejudicado o setor, “principalmente em relação aos hortifrutis”.

Em tempos de quarentena e isolamento social, consequência do novo coronavírus, quase todo acesso ao conhecimento se dá no meio virtual. Mas muitas vezes as redes carecem de materiais digitais sobre agronegócio, que sejam diretos e ao mesmo tempo de qualidade.

O Governo federal publicou decreto que regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e define os serviços públicos e as atividades essenciais que não podem ser interrompidas durante a pandemia de coronavírus.

  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários
Ad Right

Calendário

« Maio 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31